Produção de biodiesel via hidroesterificação utilizando catalisadores ácidos
PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA QUÍMICA
MESTRADO EM ENGENHARIA QUÍMICA
Produção de biodiesel via hidroesterificação utilizando catalisadores ácidos
MARILIA M. DE S. PUPO1*, ANDRÉ R. ALMEIDA1, WENDEL A. MAIA1 e ANDRE L.
D. RAMOS1
1
Universidade Federal de Sergipe, Departamento de Engenharia Química, Av. Marechal
Rondon, S/N, São Cristóvão-SE, Brasil, CEP: 49100-000, Tel (79) 2105-6556, *E-mail: marilia_pupo@hotmail.com. Resumo: Tendo em vista a demanda crescente por recursos energéticos alternativos, o desenvolvimento de rotas de produção de biodiesel é uma corrente de pesquisa cada vez mais marcante. Assim, o presente estudo busca analisar catalisadores ácidos para aplicação na reação de hidroesterificação de óleo de soja para produção de biodiesel. Os catalisadores foram caracterizados em termos de acidez. Algumas técnicas de caracterização ainda serão realizadas, tais como fisissorção de N2 e difração de raios-X . Os catalisadores preparados foram avaliados na etapa de hidrólise de óleo de soja em reator pressurizado de aço inox, na condição padrão de 230 °C, 5% de catalisador e razão volumétrica água/óleo de 1:1.
Estudos preliminares de hidrólise apontam que a zircônia sulfatada seria o catalisador mais ativo para esta etapa. Pretende-se, ainda, otimizar as condições operacionais e realizar experimentos de esterificação de ácidos graxos.
Palavras-chave: Catalisadores; hidroesterificação; biodiesel.
1. Introdução
Considerando o crescimento populacional e a demanda energética que acompanha o mesmo, rotas alternativas de suprimento desta demanda precisam ser consideradas e desenvolvidas. A queima do combustível fóssil não renovável para geração de energia, além de ser acusado como um dos grandes vilões da poluição ambiental, guarda consigo o perigo iminente do fim de suas reservas e a necessidade de nos tornarmos menos dependentes do
mesmo