PRODUÇÃO DE AÇÚCAR REFINADO
O Açúcar Refinado Amorfo é obtido pela dissolução e purificação do açúcar cristal. A dissolução deste açúcar é uma operação cujo objetivo é a preparação de uma calda. Substâncias orgânicas responsáveis pela coloração da calda são removidas por um processo de flotação. A calda é então filtrada e segue para colunas de troca iônica para que seja reduzida ainda mais a coloração. É então cozida em um tacho, com alta pressão de vapor em sua serpentina de aquecimento. Em seguida, é descarregada numa batedeira, onde se obtém o açúcar na forma sólida. Nesta etapa mantém-se o açúcar sob constante agitação mecânica para que sejam obtidos os microcristais desejáveis no açúcar refinado amorfo. Segue-se então para a etapa de secagem, resfriamento e peneiramento. Depois de pronto, o açúcar é acondicionado em big bags ou em sacos de papel Kraft de 25 kg.
O açúcar refinado amorfo é conhecido comercialmente apenas como açúcar refinado sendo que a principal diferença deste em relação aos outros tipos de açúcares é que, neste, não se observam cristais grandes de sacarose. A granulometria fina lhe confere uma alta capacidade de dissolução e rápida homogeneização em processos de mistura. É ótimo produto para confecção de bolos confeitados, biscoitos, etc.
É utilizado em diversas aplicações domésticas ou industriais, principalmente na confecção de alimentos como pães, bolos e biscoitos, como confeito para decoração de alimentos e uma boa opção para bebidas quentes ou frias por sua rápida dissolução. É também utilizado em misturas que requeiram transparência ou coloração clara ( ex. gelatina, creme de leite, maionese ).
Benefícios:
Devido ao pequeno tamanho dos grãos, seu tempo de diluição é bem menor que outros açúcares sólidos, tanto para processos quentes como para frios.
É um ótimo produto para confecção de bolos confeitados, biscoitos e produtos de cereais extrusados para café da manhã.
Sua coloração bastante clara e suas partículas pequenas geram um