Produção de Aços IF
Devido à necessidade de redução no peso dos veículos e formas geométricas cada vez mais complexas em latarias automobilísticas e linhas brancas, os aços IF’s (interstitial free) tem tornado cada vez mais comuns nas áreas de estamparia.
Os aços IF’s são obtidos a partir da redução dos teores de C (carbono) e N(nitrogênio) em solução solida com adição de elementos micro-ligantes como Ti(titânio) e Nb (nióbio) capazes de fixar todos os átomos de C e N sobre a forma de carbonetos e nitretos.
2-Aplicação dos Aços IF’s.
Os Aços IF’ são aplicados em latarias e estruturas de automóveis, eletrodomésticos da Linha Branca (lavadora/secadora de roupas, churrasqueiras); Tanques de Aquecimento de Água; Encanamentos; Utensílios Domésticos (Panelas); Tanques de Processamento Químico; Tanques de Armazenamento para produtos de agricultura; Painéis utilizados em Arquitetura , camas de bronzeamento , latas de refrigerante , ... .
Fig.1 aplicação automotiva do aço IF
Fig.2 aplicação de IF em linha branca Fig.3 aplicação de IF em lata de refrigerantes
3-Composição química dos Aços IF’s.
Os aços IF’s são compostos por C, N, S, P, Mn Al, Ti, e Nb todos em teores mínimos.
Carbono, residual, com teores abaixo de 0,003%;
Nitrogênio, residual com teores abaixo de 60ppm;
Enxofre, residual com teores menores 0,015%;
Fósforo, residual com teores menores que 0,025% salvo em alguns onde o P é utilizado para auxiliar na fixação de pinturas; Manganês, adição com teores entre 0,10 a 0,50%;
Alumínio, adição com teores entre 0,02 a 0,08%.
Titânio, adição com teores entre 0,02 a 0,05%;
Nióbio, adição com teores entre 0,01 a 0,05%.
São desejáveis os menores teores de carbono e nitrogênio, sendo que estes possuem raios atômicos menores e alojam nos interstícios do átomo de ferro aumentando a dureza