Produção de Aromáticos a partir da Nafta
Produção de Aromáticos a partir da Nafta
Professora: Maria Isabel Pais da Silva
Grupo:
Renata Dannemann
Juliana Pires
Maria Victoria Portella
Gabriela Thedim
Rafaela Ourofino
Índice
1 Introdução
A petroquímica é a área da química relacionada aos derivados do petróleo e suas utilizações. É uma área muito importante que trata, principalmente, de combustíveis, cuja demanda cresce diariamente. A indústria petroquímica tem como objetivo a transformação do petróleo na maior diversidade de produtos possíveis, com menor custo e a maior qualidade.
O petróleo cru passa por um processo chamado refinamento, podendo resultar na produção de GLP, gasolina, diesel, nafta, dentre outros. A nafta é um derivado utilizado como matéria-prima da indústria petroquímica na produção de eteno e propeno, além de outras frações líquidas, como benzeno, tolueno e xilenos, conhecidos como aromáticos.
Esses compostos aromáticos são produzidos durante o processo de reforma catalítica, que envolve a indução de reação química mediante o bombeamento da nafta através de reatores, sob condições de temperatura e pressão controladas, na presença de certos catalisadores. A corrente nomeada de "aromáticos leves" é deslocada para a unidade de extração, onde uma mistura de aromáticos, denominada extrato BTX, é obtida. Este extrato é, então, separado na unidade de fracionamento para produzir benzeno, tolueno e xilenos de alta pureza.
A reforma catalítica é, portanto, um importante processo industrial para aumentar o índice de octanagem da gasolina, e para a produção de aromáticos que são vendidos para plantas químicas, onde são usados para fabricar outras substâncias como, por exemplo, os plásticos.
O processo geral de produção de compostos aromáticos a partir da nafta, assim como seus objetivos e operações, serão abordados neste trabalho posteriormente.
2 Objetivos do