Produção de aprendizagem (pa) – historicidade, no curso de pedagogia
Pedagogia
1. INTRODUÇÃO
A presente Produção de Aprendizagem trás como tema “As aulas de história, Geografia e Arte no Ensino Fundamenta I: espaços para a construção de diálogos interculturais e compreensão do contexto escolar”.
Toda construção desse trabalho foi embasado nas disciplinas seguintes ministradas durante a unidade UTA (Unidade Temática de Aprendizagem) Historicidade:
Metodologia do Ensino de Artes (Profa. Me.Fernanda de Souza);
Metodologia do Ensino de Geografia (Prof. Me. Diogo Labiak Neves);
Metodologia do Ensino de História (Profa. Me. Simone Zampier);
Pesquisa e Prática Profissional – A Aula (Profa. Me. Luciana Rosenau).
Esta Produção de Aprendizagem trás idéias de vários autores dos livros e textos das disciplinas estudadas dessa UTA, que constituem um diálogo entre as mesmas.
O principal objetivo dessa PA é elucidar a importância da interdisplinaridade que está presente na educação desde que começou a ser aplicada na ciência; sua função é superar a fragmetação do conhecimento e criar uma relação entre o conhecimento e a realidade do aluno.
Sendo assim, a partir de todos esses referenciais, é importante que os conteúdos das disciplinas sejam vistos como instrumentos culturais, necessários para que os alunos avancem na formação global e não como fim de si mesmo, a construção de conhecimentos do contexto escolar surge pelos diálogos interculturais. SAMPAIO (2006 p.37) mostra-se preocupado em relação à interação e o dialogo entre as pessoas:
“Tenho medo de que as pessoas pensem que seja possível fazer uma síntese, porque se produz síntese, ou seja, se você transforma o que era dois em um, acabou-se o diálogo. O diálogo só existe enquanto houver dois diferentes. Se você pega dois diferentes e transforma em uma coisa só, acabou a diferença e, conseqüentemente, o diálogo.”
Usaram-se métodos investigativos como: planejamentos, organização, classificação e seleção de