Produção Audiovisual no Jornalismo
Discutir sobre o novo jornalismo hoje é colocar, literalmente, em pauta como se adaptar as novas tecnologias. Vivemos na sociedade da informação, na qual o desenvolvimento tecnológico deu para qualquer individuo, que tem acesso a internet, a capacidade de gerar conteúdo. O título de "contadores de histórias" que outrora era atribuído aos jornalistas, agora é compartilhado com todos aqueles conectados as mídias sociais, principalmente os blogueiros. A velocidade, a amplitude e diversidade de canais em que se propagam as notícia crescem a cada minuto.
Com isso, nasce a necessidade da grande imprensa reinventar-se, e transformando os jornalistas em profissionais multimídia. As noticias não estão mais limitadas aos tradicionais veículos de comunicação e para continuar ou ingressar no mercado, os jornalistas precisam dominar as mais diversas ferramentas da área do audiovisual para elaborar e produzir suas matérias. A prova desta realidade está nas redações dos grandes veículos, que têm diminuído seu staff. O novo profissional precisa além de produzir e editar fotografia e vídeos, escrever um material jornalístico capaz de ser reproduzido nas diversas mídias, seja na tv, no rádio, na internet e até mesmo para o público que acessa a web por tablets e smartphones.
Os temas apresentados na disciplina foi de grande importância, principalmente para os estudantes da habilitação de jornalismo. Visto que, hoje, com a grande maioria possuindo a capacidade de produzir e compartilhar conteúdo pela rede, para se destacar no mercado é preciso fazer a diferença. As técnicas discutidas e as ferramentas apresentadas, na aula de produção audiovisual, mostraram como é simples utilizar os recursos, mas o diferencial está na forma em que elas são empregadas. Quanto ao tema de Direitos Autorais, teve uma grande relevância ao ressaltar que antes de produzir qualquer conteúdo é preciso conhecer as legislações aplicadas no setor.
Ou seja, além de ser