Produção agricola
Dar conta de produzir tamanha quantidade de alimentos é um desafio e tanto. Quando se discute o aumento dessa produtividade sem ter que expandir a área de plantio, a missão parece quase impossível. Por isso, o crescimento da produção de itens essenciais para a alimentação, energia e vestuário, como soja, milho, trigo, feijão, cana-de-açúcar e algodão passa necessariamente pelo desenvolvimento da tecnologia.
Kraw Penas/Divulgação CNH
Máquinas agrícolas têm piloto automático, motores menos poluentes, GPS, bem como podem ser operadas remotamente
No Brasil, as principais empresas do setor de máquinas já trabalham com produtos mais eficientes e que geram menos impacto ao meio ambiente. “A aplicação da tecnologia no agro está diretamente ligada à sustentabilidade, ao uso adequado dos recursos”, diz João Pontes, diretor de marketing da John Deere para a América do Sul.
Ele explica que nos últimos anos, a empresa investiu em soluções que possibilitassem ao produtor rural aumentar a eficiência produtiva, mantendo a área e sem degradar o meio ambiente. Entre essas novas tecnologias, estão desde o piloto automático, operação à distância, motores menos poluentes, até o controle para uso de sementes e insumos. “Um dos nossos esforços está no desenvolvimento de máquinas para agricultura de precisão”, diz.
Kraw Penas/Divulgação CNH
"Mecanização tem papel fundamental na expansão da produção agrícola e na