Produzindo com ociosidade
ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
ESTUDO DE CASO: PRODUZINDO COM OCIOSIDADE
Disciplina:
Professora: Marco Aurélio
Acadêmico: Julian Textor Schmitt
Ituiutaba, setembro de 2012
A proposta do estudo de caso é trabalhar com uma empresa que esta com sua capacidade produtiva ociosa, ou seja, sobrando tempo na produção. Tendo em vista que ela está produzindo 5 mil peças por funcionário ao ano, onde ela conta com 500 funcionários e totaliza 2,5 milhões de peças. A empresa Maxpneus possui uma capacidade produtiva de 10 mil peças ano por funcionário, o que totaliza 5 milhões de peças ano, sabendo que ela pode produzir o dobro de peças, o planejamento deve ser:
a)Aumentar a produtividade dos funcionários afim de atingir os 100%
b)Estender seu ramo de mercado, aproveitando a brecha no mercosul que está pouco explorado, tentando elevar em no mínimo 700% as vendas.
c)Elevar os gastos com marketing para expandir no mercosul, destinando uma verba de 4% do lucro bruto atual para tal.
d)Aumentar a equipe de vendas em 50% e usar recursos disponíveis para implantar uma filial de distribuição ao MERCOSUL.
e)Reduzir a margem de lucratividade para 7,5%, deixando mais ou menos 9% do lucro para tal investimento, realizar contrato para fornecimento de matéria prima nos próximos 5 anos, fazendo a entrega de matéria prima na mesma evolução da produção e será pago o mesmo valor pela matéria prima a mais até alcançar o 5milhões/ano de produção, após isso será pago 20% a menos por matéria prima, esse valor na redução da compra de matéria prima será destinado para investimento na empresa.
Vamos aos Resultados esperados:
O aumento da produtividade chegando aos 100% será gradativo, tendo em vista que o aumento dos 50% ociosos da produção será dividido em 20 meses aumentando 10% da produção atual a cada 2 meses. Calculando que são produzidas