Produto de informação
Um plano de marketing deve ser um instrumento simples, prático, de fácil entendimento e aplicação. Veremos como esse plano pode ser aplicado à um shopping fictício chamado Shopping Mulher, demostra de maneira simples um projeto de um produto hibrido de informação destinado a promoção do suposto shopping e das lojas que o compõe, que será aplicado na praça de alimentação desse centro comercial.
1. Resumo Executivo
O Shopping Center Mulher é um shopping fictício. Entretanto a ideia apresentada pode ser aplicada a qualquer empreendimento do ramo.
Após breve pesquisa, por observação, do comportamento de pessoas que frequentam praça de alimentação de shopping centers, notou-se que, ao se alimentarem, muitas olham para objetos que estavam a sua volta, como os rótulos de copos ou garrafas, a embalagem fazia do produto que estão consumindo, guardanapos, ou algo que esteja próximo a elas.
Partindo dessa observação, lembramo-nos das bandejas de alimentação, e que elas possuem um forro de papel, e este poderia conter informações que fossem de interesse para as pessoas.
A proposta é utilizar esse forro de bandeja como um meio de levar as informações e instigar os consumidores para conhecerem as promoções, produtos e entretenimentos fornecidos pelo Shopping Mulher. Esse forro de bandeja é produto hibrido de informação, pois tem a parte física que é o papel em si, mas também possui agregado o serviço de informação nele contido.
Esse meio de comunicação estaria aberto, mediante critérios pré-determinados, para a comunidade de negócios do shopping para que possam divulgar seus produtos e serviços.
2. Análise da Situação
Essa ideia não é inédita, pois algumas empresas (por exemplos McDonald’s e Burguer King) utilizam-se desse mecanismo de divulgação, porém de forma pontual, trazendo informações sobre curiosidades e brincadeiras, e em poucos casos informações nutricionais, ou seja, basicamente entretenimento na hora da alimentação.
Observa-se a