Produtividade : oee e gestão de melhorias
A produtividade é um indicador de eficiência de uma organização ou de um país muito utilizado em análises económicas e financeiras em comparações internacionais. É calculado pela comparação entre a quantidade ou valor de output e a quantidade ou valor do input necessário para a produção desse mesmo output.
Apesar de poder ser utilizado para medir a eficiência na utilização de qualquer processo, o conceito de produtividade é mais frequentemente utilizado para medir a eficiência na utilização do fator trabalho. Neste caso, a produtividade é calculada pela divisão da quantidade produzida pelo número de horas (ou pelo número de trabalhadores) necessários para conseguir essa produção.
Produtividade = Quantidade de produtos ou serviços produzidos Quantidade de recursos utilizados
Observe que há dois lados na equação da produtividade: a quantidade de produção e a quantidade de recursos utilizados. A produtividade varia com a quantidade de produção em relação à quantidade de recursos utilizados (Trabalho). A produtividade pode ser aumentada de diversas maneiras:
• Aumentar a produção utilizando a mesma quantidade ou quantidades menores de recursos.
• Reduzir a quantidade de recursos utilizados enquanto a mesma produção é mantida ou aumentada.
• Permitir que a quantidade de recursos utilizados se elevasse contanto que a produção se eleve mais.
• Permitir que a produção decresça contanto que a quantidade de recursos utilizados decresça mais.
O que não é Produtividade
É comum a confusão entre a produtividade e outros indicadores de desempenho, especialmente a rentabilidade, entendida como a relação entre os benefícios obtidos com a venda de produtos/serviços e os custos de produção.
Embora seja Habitual a troca de um indicador pelo outro, é fácil exemplificar a diferença entre eles: A queda de mercado em um extremo e a diminuição da margem de lucro em outro, afetam substancialmente a Rentabilidade, e