Producão de CO2
Prática Laboratorial
Produção de Gás Carbônico a partir do Bicarbonato de Sódio
Relatório solicitado Pela Prof.ª Simone Butel da disciplina de Química.
Maria Lima de Souza
Manaus, 16 de abril de 2014.
Escola Estadual Dr. Isaac Sverner
Prática Laboratorial
Produção de Gás Carbônico a partir do Bicarbonato de Sódio
Objetivo
Conhecer os tipos de reações, ou seja, a velocidade em que ocorre uma produção de CO2.
Justificativa
O aluno muitas das vezes desconhece a importância e a utilidade de algumas substâncias do cotidiano.
Produção de Co2
Os gases estão presentes em toda parte, apesar de não podermos visualizá-los. O próprio ar que respiramos é uma mistura de gases: Nitrogênio(N), Oxigênio (O), Argônio (Ar) e Dióxido de Carbono(CO2).
O dióxido de carbono, também conhecido como gás carbônico, é um gás fundamental para a manutenção da vida no planeta. Sem ele, plantas e outros organismos não realizariam o processo da fotossíntese, que transforma a energia solar em energia química.
Este gás é liberado no processo de respiração dos seres humanos e também na queima dos combustíveis fósseis (gasolina, diesel, querosene, carvão, mineral e vegetal).
Existem basicamente duas formas de carbono, uma orgânica, presente nos organismos vivos e mortos, não decompostos, e outra inorgânica, presente nas rochas.
O dióxido de carbono consiste numa substância fundamental para os seres vivos. Os vegetais utilizam esse gás para a realização da fotossíntese, processo pelo qual moléculas orgânicas são produzidas a partir da energia solar. No processo de respiração celular, o dióxido de carbono é produzido a partir da reação de oxigênio com a glicose e liberado por meio da expiração para a atmosfera. A degradação da matéria orgânica realizada por microrganismos decompositores também produz dióxido de carbono. Tais processos são partes fundamentas do ciclo do