Producao enxuta
No inicio da década de 1950, a Toyota estava desenvolvendo e implantando seu sistema de gestão de produção que se tornaria difundido para as demais empresas japonesas e, depois, para outras partes do mundo, principalmente America do Norte e Europa. Esse sistema de gestão da produção veio a ser caracterizado, na década de 1990, como produção enxuta. A criação do sistema se deve a três pessoas: O fundador da Toyota e mestre de invenções, Toyoda Sakichi, seu filho Toyoda Kiichiro e o principal executivo o engenheiro Taiichi Ohno.
Ao surgir no Japão, o conceito de produção enxuta foi concebido em meio a uma serie de dificuldades que a Toyota encontrava no mercado japonês. Um dos problemas era o altíssimo preço da gasolina e as mais diversas necessidades que os consumidores possuíam. O sistema objetiva aumentar a eficiência da produção pela eliminação contínua de desperdícios.
1.3 A ESSÊNCIA DA PRODUÇÃO ENXUTA
É um poderoso sistema de gerenciamento da produção cujo objetivo é o aumento do lucro através da redução dos custos.
Este objetivo, por sua vez, só pode ser alcançado através da identificação e eliminação das perdas, isto é, atividades que não agregam valor ao produto.
1.4 QUAIS AS QUATRO REGRAS DO SISTEMA DE PRODUÇÃO ENXUTA
Regra 1: Todo trabalho deve ser altamente especificado em relação ao conteúdo, sequencia, tempo e resultado desejado.
Regra 2: Toda relação