Producao do amoniaco
O presente trabalho é extremamente de caracter avaliativo e vai abordar conteúdos do tema produção do amoníaco, como sabemos o amoníaco actualmente o processo de Heber-Bosh é o mais importante método da obtenção do amoníaco. Nesse processo os gases nitrogénio e hidrogénio são combinados directamente a uma pressão de 20Mpa e temperatura de 500º C, utilizando assim o ferro como catalisador.
A Produção do amoníaco
A substância amoníaco de fórmula NH3, é gasosa à temperatura ambiente e à pressão normal.
O amoníaco tem as seguintes características:
À temperatura ambiente e pressão normal é um gás tóxico, incolor e inflamável, com cheiro característico picante e intenso;
À pressão normal o seu ponto de fusão é de -70ºC e o seu ponto de ebulição é de -33ºC;
É altamente solúvel em água: 1 litro de água líquida dissolve 727 litros de amoníaco gasoso.
A molécula de amoníaco é formada por um átomo de azoto ligado a três átomos de hidrogénio. Um par de eletrões não ligante no átomo de azoto conduz à geometria piramidal da molécula. O comprimento da ligação N-H é 102pm e o ângulo médio de ligação H-N-H é 107º.
O amoníaco produz-se industrialmente usando os gases azoto, N2, e hidrogénio, H2, como matérias-primas. A reação de síntese do amoníaco é representada pela equação química:
N2 (g) + 3H2 (g) → 2NH3 (g)
Que traduz um dos mais importantes processos industriais da atualidade: o processo de Haber - Bosch.
Em 1909, o químico alemão Fritz Haber descobriu um processo de produção de amoníaco que veio revolucionar o desenvolvimento da indústria de fertilizantes.
O engenheiro químico Carl Bosch transformou o processo piloto de Haber num processo industrial capaz de produzir milhares de toneladas de amoníaco por ano.
Até então, a produção industrial de amoníaco envolvia o uso de matérias-primas que eram caras e pouco abundantes. Haber e Bosch tiveram o mérito de desenvolver a produção industrial do amoníaco com base no azoto existente na atmosfera.