Producao da argamassa em laboratorio
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL NOTURNO
JÉSSICA ALESSANDRA MACHADO;
JÉSSICA CAROLINE MARQUES.
PRODUÇÃO DA ARGAMASSA EM LABORATÓRIO
JOINVILLE
2015
1 INTRODUÇÃO
A argamassa é um dos materiais fundamentais e indispensáveis para a realização de obras no meio da construção civil. É uma mistura de aglomerantes, agregado miúdo e água, com propriedades de aderência e endurecimento, cuja dosagem varia de acordo com a utilização. Para obtê-la é necessário que seus componentes, sejam medidos proporcionalmente.
Portanto, no presente trabalho, o principal objetivo é definir a classificação da argamassa, bem como entender que a consistência deve estar adequada ao seu uso, compreender a influência da cal na trabalhabilidade da argamassa e a importância da água de amassamento na mistura, apresentar a quantidade dos componentes utilizados, os resultados obtidos durante o processo, e prescrever, a resistência através dos ensaios de produção de sua produção, realizados em laboratório no dia 07 de abril de 2015, ministrados pela professora Sonia Richartz Prim.
2 REVISÃO DA LITERATURA
As argamassas podem ser identificadas como simples ou mistas, de acordo com o tipo de aglomerante empregado. As argamassas simples contêm apenas um aglomerante (cimento ou cal), e as mistas são compostas por mais de um aglomerante (cimento e cal).
As aplicações das argamassas estão diretamente ligadas a quantidade de aglomerante empregado, a granulometria da areia e a quantidade de água adicionada. São utilizadas para assentamento de alvenarias, revestimentos de alvenaria (chapisco, emboço e reboco), revestimentos de pisos, assentamentos de revestimentos diversos (cerâmicas e rochas, etc.), além de vários outros usos. (RIBEIRO; PINTO; STARLING, 2011).
A preparação das argamassas envolve alguns cuidados relativos a quantidade de aglomerante, areia e água e ao local de preparação, que devem ser observados visando a obtenção das