PRODU O TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL UNOPAR
Este trabalho foi realizado com a finalidade de constatar de forma clara e objetiva, alguns conceitos básicos para entender a respeito da Estrutura de mercardo do setor Supermercadista, tento com base o Estado do Rio Grande do Sul.
Passamos a abordar as principais áreas do estudo dessa ciência que faz parte do nosso cotidiano. A Microeconomia e Macroeconomia. Métodos quantitativos aplicados na gestão empresarial com seus diversos graus de complexidades. Analisando também a ética como mecanismo dentro do sistema empresarial com seus diversos graus de complexidade, conceituando os seguintes termos: Números Índices, Medidas de Tendência Central, Medida de Dispersão, E Deflação de Dados.
Analisando também a respeito de Ética, Política e Sociedade, como mecanismo dentro do sistema empresarial explanando a respeito do monopólio capitalista que está tomando conta não apenas do Rio Grande do Sul, mas de todo o mundo empresarial.
MICROECONOMIA E MACROECONOMIA
A Microeconomia ou teoria dos preços analisa, a formação de preços no mercado isto é, como empresa e consumidor interagem e decidem a quantidade e o preço de um produto ou serviço. Estuda o funcionamento da oferta e da demanda (procura) na formação do preço. É definida como a alocação de recursos escassos em relação a uma série possível de fins. Os desdobramentos lógicos desses problemas levam aos estudos do comportamento individual de consumidores, firmas bem como, a distribuição da produção e rendimento entre eles. A Microeconomia é considerada a base da moderna teoria econômica, estudando suas relações fundamentais.
As famílias são consideradas fornecedores de trabalho e capital, e demandantes de bens de consumo, as firmas são consideradas demandantes de trabalho e fatores de produção e fornecedores de produtos.
Os consumidores maximizam a utilidade a partir de um orçamento determinado. As firmas maximizam