Produ o Individual A gua na agricultura enviar
TÂNIA MARCIA FERREIRA
A ÁGUA NA AGRICULTURA
O uso da água e as BPAs
2015
1 INTRODUÇÃO
O grave problema da falta de água doce no planeta já é uma realidade em vários locais, incluindo o Brasil, onde até pouco tempo tinha-se a falsa ideia de que a água era infinita, mesmo tendo seu uso de forma inconsciente e desperdiçado. Os principais aspectos dessa crise vêm sendo discutidos na área acadêmica e por autoridades políticas e organizações não-governamentais, mas o grande público, quem é o maior contribuinte por essa crise, ainda não percebeu a importância da questão.
A água doce, indispensável à vida, é um recurso renovável, mas relativamente escasso em algumas regiões da Terra. A maior demanda (decorrente do crescimento acelerado da população humana), o desperdício e o uso inadequado, na agricultura por exemplo, podem esgotar ou degradar esse recurso. Problemas desse tipo já ocorrem em certas áreas ou regiões, e acredita-se que a médio prazo, mantidas as atuais formas de uso da água, poderão abranger todo o planeta, gerando uma crise global da água.
O objetivo desse trabalho é apresentar três maneiras de como a agricultura pode enfrentar melhor as dificuldades relativas à crise de água.
2 DESENVOLVIMENTO
A maioria dos países tem conhecimento dos próprios problemas de disponibilidade e uso dos recursos naturais; no entanto, há muitas dificuldades para a aplicação de tecnologias em grande escala, para resolver ou evitar problemas e para estabelecer programas de preservação desses recursos. Sabe-se que, na maioria dos países e dentro da comunidade tecnológica, as melhores práticas de irrigação são aquelas que buscam o uso mais eficiente da água, com base no uso consuntivo das culturas com programação da irrigação, evitando a salinização e a erosão dos solos. Não se sabe, porém, como estruturar e implementar procedimentos eficientes para implantar o conhecimento disponível entre os usuários da água e