Produ O De Textual 4 Semestre
O principal objetivo desse texto
2 Conceito de Orçamento
O conceito de Orçamento tem vários usos, geralmente ligados à área financeira e economia, aplica-se tanto ao setor governamental quanto ao privado, tem o objetivo de identificar os componentes do planejamento. Orçamentos são ferramentas usadas tanto por pessoas físicas e jurídicas para a previsão das receitas e despesas de um determinado período de tempo, geralmente são feitos para um ano de prazo. O orçamento é um documento que permite definir as prioridades e avaliar a realização dos objetivos.
“Um orçamento é um plano financeiro que estabelece, da forma mais precisa possível,como se espera que transcorram os negócios de um departamento ou de uma empresa, geralmente num prazo mínimo de um ano.” (PARSLOE; WRIGHT, 2001, p. 11).
Orçamento Geral
O orçamento geral é uma previsão da recitas e despesas anuais, onde engloba o montante e discriminação das despesas a efetuar. O orçamento deve ser acompanhado diariamente e sempre comparando o orçado com o executado para que sejam feitos os ajustes necessários, pois fatores externos como a economia, mercado, moeda, tecnologia, cenário social, legal, fiscal e concorrência influenciam diretamente no mesmo.
Orçamento Flexível
Orçamento flexível é um conjunto de orçamentos que pode ser ajustado a qualquer nível de atividades. Existem grandes variações entre o orçamento e o desempenho real da empresa. Isso ocorre porque o orçamento é feito com base num determinado volume de operação que muitas vezes difere das operações reais.
Para essas variações foram desenvolvidos procedimentos que ajustam os valores orçados aos níveis reais de operação. O orçamento que contém, além dos valores totais, informações unitárias para os itens variáveis, é qualificado como flexível ou variável, onde os limites totais de despesas variam em função do nível de operações adotado.
Pontos Positivos do Orçamento para a Gestão
A mais completa gestão econômica da empresa é uma das