Procução
1- A capacidade de produção da empresa constitui o potencial produtivo de que ele dispõe (slack,1996). Ela, representa o volume ideal de produção de produtos/ serviços que a empresa pode realizar.
2- O volume ideal de produção representa um nível adequado de atividades que permita o máximo de lucratividade e o mínimo de custos, de produção, de produção, de mão-de-obra, de manutenção etc.
3- A capacidade de produção da empresa depende, por sua vez, de quatro subfatores: a) capacidade instalada; b) mão-de-obra disponível; c) matéria-prima disponível.
4- Capacidade produtiva da marmoraria
Sabendo-se que o processo de produção de uma pia é de forma artesanal, fica difícil definir qual a capacidade produtiva da marmoraria, pois existe uma infinidade de produtos que são produzidas naquela empresa, entretanto pode-se determinar a capacidade de produção durante um dia de trabalho para um produto como a pia.
5- como calcular a capacidade produtiva
A carga horária de trabalho diária é de 8h, tendo o tempo padrão de um produto pode-se se chegar a um valor de produção através do seguinte cálculo: Capacidade Produtiva = Carga Horária Diária de Trabalho Tempo Padrão de um Produto da operação Considerando-se a carga horária de trabalho de 540 horas no valor de 44,4 minutos, obtem-se: Capacidade Produtiva = 540/44,4 = 12 pias/dia.
6- Análise da Capacidade Produtiva
Análise da Capacidade Produtiva Muitas empresas têm sérios problemas relacionados à capacidade produtiva, alternando períodos de excesso e falta de capacidade. Sendo assim, torna-se muito difícil investir em novos equipamentos, por desconhecer sua real capacidade produtiva.
7- As técnicas de Simulação de Processos
As técnicas de Simulação de Processos são bastante flexíveis, permitindo a modelagem e estudo de sistemas variados, como o fluxo de papéis em um escritório, atendimento de clientes em uma agência bancária, o cronograma de manutenção de aeronaves, produção de aço em