Procuro trabalhos prontos
O crescimento acelerado dos meios de comunicação de massa coloca à disposição da população uma grande quantidade de informação. Mas, pouca reflexão se faz a partir dessas informações. Na escola, isso não é diferente. O estudante é bombardeado com informações a todo o momento.
A dificuldade de se lidar com essa questão na escola é que existe pouco espaço para a interação dos alunos as informações que lhes são oferecidas. A falta de reflexão e troca de conhecimentos sobre as informações despejadas nos alunos cria, ainda, mais conflitos no ambiente escolar.
Os estudantes deveriam exercitar o pensamento crítico, comunicar-se e interagir com os dados apresentados. Caso contrário, a unilateralidade de pensamentos favorece o preconceito e desfavorece a diversidade.
Um bom exemplo é o bullying. É um problema que sempre existiu, mas tem aparecido na mídia recentemente. O bullying é o termo inglês que caracteriza os atos de intimidação, atormentação e escárnio ocorridos na escola. É comum encontrarmos nas escolas a "brincadeira" dos alunos com o colega que tem alguma coisa de diferente. Os apelidos, a provocação, o desprezo, são exemplos de bullying.
Essa prática é constituída por pequenos atos como: apelidos, chacotas sobre aparência, jeito de falar, se vestir, ou qualquer outro aspecto que dissocie uma criança da outra. Existem casos que se chega a agressões físicas entre os estudantes. Quando não identificado, o bullying pode tomar dimensões de difícil