procuração
Curso: Serviço Social
Disciplina: Instrumentos e Técnicas de Atuação Profissional
Professor EAD: Maria de Fátima B. Rubira de Assis
Participantes: Erica Raquel- RA: 346755
Maria Jose Gomes dos Santos- RA: 294727
Talita Mousinho- RA: 287886
Izadora Carvalho- RA: 300509
Rosangela Reis- RA: 308972
Instrumentos e Técnicas de Atuação Profissional
Floriano, 12 de junho de 2013.
Conceitos (também os índices e dados) sobre o PIB por habitante, o Índice de Gini, a Curva de Lorenz e o IDH. PIB (Produto Interno Bruto) é a soma de todos os serviços e bens produzidos num período (mês, semestre, ano) numa determinada região (país, estado, cidade, continente). O PIB é expresso em valores monetários (no caso do Brasil em Reais). Ele é um importante indicador da atividade econômica de uma região, representando o crescimento econômico. Vale dizer que no cálculo do PIB não são considerados os insumos de produção (matérias-primas, mão-de-obra, impostos e energia).A Fórmula para o cálculo do PIB de uma região é a seguinte: PIB = C+I+G+X-M. Onde, C (consumo privado), I (investimentos totais feitos na região), G (gastos dos governos), X (exportações) e M (importações).
O PIB per capita (por pessoa), também conhecido como renda per capita, é obtido ao pegarmos o PIB de uma região, dividindo-o pelo número de habitantes desta região. O PIB do Brasil no ano de 2011, em valores correntes, foi de R$ 4,143 trilhões (crescimento de 2,7 % sobre o ano de 2010).
O Índice ou coeficiente de Gini é uma medida de concentração ou desigualdade desenvolvida pelo estatístico italiano Corrado Gini, em 1912 para suprir a necessidade de uma medida que tomasse como pressuposto a desigualdade distributiva da renda.
O Índice de Gini também é utilizado na analise da distribuição de renda, pode ser utilizado também para medir o grau de concentração de qualquer distribuição estatística, é um indicador do grau de concentração espacial de uma