procuração simples
Autos de nº: ........................................
.................................................................., já qualificado nos autos da ação penal que lhe move o Ministério Público; por sua advogada que esta subscreve, vem respeitosamente, à presença de Vossa Excelência, com fulcro nos artigos 396 e 396-A do Código de Processo Penal, apresentar RESPOSTA À ACUSAÇÃO, pelas razões de fato e de direito a seguir expostas:
I) DOS FATOS
O acusado foi denunciado pela prática do delito previsto no art. 2º, caput, da lei nº 8.176/91 c/c 55 da lei nº 9.605/98, em razão de ter, supostamente, executado extração de recursos minerais sem a competente licença ambiental, bem como por ter, supostamente, explorado matéria-prima pertencente à União sem autorização do órgão minerário competente. A suposta exploração se deu na ..................
A denúncia foi recebida no dia ......................
Entretanto, a denúncia deve ser rejeitada em virtude de inexistirem evidências da ocorrência do delito nela capitulado.
II) PRELIMINARMENTE
Em relação à prática prevista no artigo 55, caput, da lei 9.605/98, o próprio Ministério Público em sua peça de fls. ....já reconheceu a prescrição, requerendo seja extinta a punibilidade quanto ao referido crime.
Assim, o acusado apenas ratifica o pedido do Ministério Público quanto à prática prevista no artigo 55, caput, da lei 9.605/98.
III) DO DIREITO
Não é cabível a acusação do Ministério Público ao réu em relação ao crime tipificado no artigo 2º da Lei 8.176/91, conforme se verá posteriormente.
Prima facie, inexistem documentos e justificações a serem juntados na presente ocasião.
Não obstante, o acusado se reserva no direito de se manifestar sobre o mérito da presente