PROCURAÇÃO EXTRAJUDICIAL – AD NEGOTIA
Outorgante: (Nome Completo, nacionalidade, estado civil, profissão, RG, CPF, filiação, endereço com CEP)
Outorgado: (Nome Completo, nacionalidade, estado civil, profissão, RG, CPF, filiação, endereço com CEP)
Pelo presente instrumento particular de mandato a parte que assina, denominada outorgante, nomeia e constitui como procurador o outorgado acima qualificado, a quem outorga os poderes para o foro geral, podendo os referido procurador em qualquer empresa, instituição ou órgãos públicos, nas esferas administrativas da União, Estados e Municípios e suas Empresas públicas, Autarquias e fundações, para que lhe represente e pratique todos os atos necessário para o bom e fiel cumprimento deste instrumento, especificamente para: (Constar a finalidade da procuração. Ex: Propor e acompanhar processo administrativo de concessão de benefício previdencário junto ao INSS)
Poderes Especiais: O outorgado está autorizado no desempenho do mandato a exercer os seguintes poderes especiais: (Constar os poderes especiais que o outorgado está autorizado a praticar. Ex: Receber, dar quitação, transigir)
Local (Ex: Montes Claros/MG), Data (Ex: 01 de Janeiro de 2013).
————————————————————————————
Outorgante (Campo de Assinatura – Nome Completo do Outorgante)
Procuração Judicial:
É aquela que, por sua essência, só será utilizada perante a justiça.
Ex: procuração ad judicia
Procuração Extrajudicial:
Os poderes por ela outorgados servem para prática de atos fora da via judicial ou das praxes regulares do direito.
Ex: procuração ad negotia
A procuração é um documento legal que transfere a alguém (outorgado) poderes para agir no nome de outra pessoa (outorgante).
Logo, quem concede o direito é o outorgante e quem recebe, o outorgado.
Quanto à forma, há dois tipos procuração: a pública e a particular. A primeira é lavrada em cartório por um tabelião, em livro próprio, o qual será