Procura de artigos
GOMES, Alaíde Maria de Fátima
SOUSA, Allana Salmer de
SOUZA, Suellen Caroline Braga
VARGAS, Igor Rosenburg
ORIENTADOR: CAMELO, William Lopes
4. Metodologia
4.1 Metodologia Científica
Através de diversas abordagens, técnicas, e processos utilizados pela ciência para formular e resolver problemas de aquisições objetivas do conhecimento, de uma maneira sistemática pode-se identificar os diversos tipos, técnicas e formas de abordagem de pesquisas.
Abordando tipos de pesquisas pode-se citar três tipos. A descritiva, exploratória e experimental. A pesquisa descritiva são fatos observados, registrados, analisados, classificados e interpretados sem interferência do pesquisador. Para que seja feita pesquisas descritivas usa-se técnicas padronização de coleta de dados (questionário e observação sistemática).
Segundo (THOMAS; NELSON; SILVERMAN, 2007), O tipo de pesquisa que se classifica como "descritiva", tem por premissa buscar a resolução de problemas melhorando as práticas por meio da observação, análise e descrições objetivas, através de entrevistas com peritos para a padronização de técnicas e validação de conteúdo.
Já a caracterização do estudo como pesquisa exploratória normalmente ocorre quando há pouco conhecimento sobre a temática a ser abordada. Por meio do estudo exploratório, busca-se conhecer com maior profundidade o assunto a modo a torna-lo mais claro ou construir questões importantes para a condução da pesquisa.
Gil (1999) Destaca que a pesquisa exploratória é desenvolvida no sentido de proporcionar uma visão geral acerca de determinado fato. Portanto, esse tipo de pesquisa é realizado, sobretudo, quando o tema escolhido é pouco explorado e torna-se difícil formular hipóteses precisas e operacionalizáveis.
Quando se trata experimental esse tipo de pesquisa objetiva criar condições para interferir no aparecimento ou na modificação dos