Processso administrativo
O planejamento representa a primeira função administrativa, por ser exatamente a que serve de base para as demais funções, como organização, direção e controle. Na verdade, o planejamento é a função administrativa que determinam antecipadamente quais são os objetivos a ser atingidos e como se deve fazer para alcançá-los da melhor maneira possível, o planejamento lida com o futuro, começa com a determinação dos objetivos e detalha os planos necessários para atingi-los com eficiência e eficácia , planejar significa definir os objetivos e escolher antecipadamente o melhor curso de ação ara alcançá-los com o número de esforço e custo. O papel do planejamento é substituir a ação reativa diante dos eventos passada por uma ação proativa e antecipada em relação aos eventos futuros. O planejamento é uma técnica para absorver a incerteza sobre o futuro e permiti maior consistência no desempenho das organizações, alias o planejamento envolve várias formas de lidar com as mudanças e com a incerteza que ela traz consigo.
O planejamento definiu onde se pretende chegar, uma organização sem planejamento é como uma casa sem alicerce que em qualquer momento pode cair.
No Planejamento há três níveis distintos:
Planejamento Estratégico – é um planejamento mais amplo e envolvente e abrange toda a organização como um sistema único e aberto. "Planejamento Estratégico seria o processo de elaboração da estratégica, na qual se definiria a relação entre a organização e o ambiente interno e externo, bem como os objetivos organizacionais, com a definição de estratégias alternativas (MAXINIANO, 2006)."
Suas principais características são:
* É projetado para longo prazo: seus efeitos e consequências estendem- se por vários anos.
* Envolve a empresa como uma totalidade: abrange todos os seus recursos e áreas de atividade e preocupa-se em atingir objetivos globais da organização.
* É definido pela cúpula da organização: