Processosgerenciais
1. Invista
Enquanto todos irão se retrair, poupar e temer, você pode ser o único a investir. Com muita serenidade, lógico. Se bem aproveitadas, essas oportunidades poderão se transformar no seu mar azul.
2. Cuide dos outros
Saiba olhar para seus colaboradores neste momento e faça de tudo para blindá-los e mantê-los bem. A sensação de compromisso e de “estamos juntos” na inquietude e na incerteza renderá bons frutos no futuro, quando a poeira baixar.
3. Cuide de si
Há muita vida além do escritório. Não se deixe afundar no desespero e na solidão. Vença a sobra do sistema ao cuidar da saúde física e mental, oxigenando a mente com atividades contemplativas, ginástica e a companhia de pessoas queridas.
Como incentivar os funcionários a inovarem?
Respondido por Guto Grieco, especialista em inovação
Um bom antecedente para o incentivo é a motivação. A motivação é uma força interior do colaborador que reforça a vontade para inovar ou realizar qualquer outro desafio.
O ambiente de uma pequena empresa é também um elemento que exerce papel fundamental no incentivo à inovação, moldando o comportamento do colaborador.
Inovação implica risco e se a cultura da empresa tem aversão a riscos será mais difícil para os colaboradores inovarem. Empresas que lidam bem com riscos acabam por incentivar seus colaboradores a inovar mais.
Ambientes com menos hierarquia também incentivam a inovação, bem como processos de inovação claros e acessíveis a todos os funcionários.
Nem parece, mas há várias maneiras de incentivar os colaboradores a inovar sem mesmo mencionar a questão financeira. Algumas organizações inovadoras apostam até na