Processosdeconformao 131028190039 Phpapp02 1
754 palavras
4 páginas
Processos de ConformaçãoSeminário de Processos Industriais
2
Conformação Mecânica
Define-se conformação mecânica como uma operação onde se aplicam solicitações mecânicas em metais que respondem com uma mudança permanente de dimensões. Basicamente, o processo causa deformação plástica de um corpo metálico sem alterar sua massa e integridade. Para obter sucesso nesse processo é necessário estudar tanto o equipamento quanto a deformação do metal.
Colégio Eniac
3
Fatores metalúrgicos na conformação mecânica dos metais Temperatura: Metais e suas ligas são comumente conformados em temperaturas que variam desde ambiente até o seu ponto de fusão, ambas as temperaturas são tidas em grau Kelvin (K).
Quanto mais alta é a temperatura menor é a resistência do material, por isso é essencial calcular esta temperatura:
Th = T/ Tf
T= Temperatura da peça
Tf= Temperatura de início d efusão do metal
Th= Temperatura homóloga
Colégio Eniac
Fatores metalúrgicos na conformação mecânica dos metais 4
A partir disso é possível classificar o processo a quente, a morno e a frio, ou seja, a deformação do material pode ser feita com altas ou baixas temperaturas.
trabalho à quente (TQ), aquele que é executado em temperaturas acima de 0,5Tf;
trabalho à morno (TM), executado na faixa compreendida (grosseiramente) entre 0,3 e 0,5 Tf e
trabalho à frio (TF) aquele que é executado entre 0 e 0,3 Tf .
Colégio Eniac
5
Fatores metalúrgicos na conformação mecânica dos metais Velocidade: Quando se deforma um material, a maior parte da energia cedida a este material é transformada em calor, e quanto maior a velocidade de deformação menor é a dissipação desse calor. Este é um problema a ser considerado, principalmente na deformação a quente, onde o aumento da temperatura pode chegar ao ponto de fusão.
Colégio Eniac
6
Fatores metalúrgicos na conformação mecânica dos metais Influência das variáveis metalúrgicas: As propriedades dos metais estão estreitamente ligadas à sua