Processos
Técnicas de cromatografia
Definição
A cromatografia é um método físico-químico de separação que se fundamenta na migração diferencial dos componentes de uma mistura devido a diferentes interações entre duas fases imiscíveis: fase móvel (gás, líquido ou um fluido supercrítico) e fase estacionária (fixa, colocada em uma coluna ou numa superfície sólida). A cromatografia pode ser utilizada para a identificação de compostos, por comparação com padrões previamente existentes, para a purificação de compostos, separando-se as substâncias indesejáveis e para a separação dos componentes de uma mistura.
Classificação dos Métodos Cromatográficos.
Segundo a forma física do sistema cromatográfico: Cromatografia planar, cromatografia em coluna e centrífuga.
Segundo o modo de separação: adsorção, partição, troca iônica, exclusão ou misturas desses mecanismos. Segundo a fase estacionária utilizada: Fase estacionárias sólidas, líquidas e quimicamente ligadas. Segundo a fase móvel empregada:
Cromatografia líquida – Na cromatografia líquida clássica (CLC), a fase móvel é arrastada através da coluna apenas por força da gravidade, enquanto que na cromatografia líquida de alta eficiência (CLAE) se utilizam fases estacionárias de partículas menores, sendo necessário o uso de uma bomba de alta pressão para eluição da fase móvel.
Cromatografia gasosa - As separações podem ser obtidas por cromatografia gasosa simples
(CG) e por cromatografia gasosa de alta resolução (CGAR). A diferença entre as duas reside nos tipos de colunas utilizadas. Enquanto na CGAR são utilizadas colunas capilares, nas quais a fase estacionária é um filme depositado na coluna.
Cromatografia supercrítica (CSC) - Utiliza-se um vapor pressurizado, acima da sua temperatura crítica.
Cromatografia em Papel
A cromatografia em papel (CP) é uma técnica de partição líquido–líquido, estando um eles fixado a um suporte sólido. O suporte é saturado em água e a partição