processos
Pensadores sob o sistema de inovação possuem teorias que descrevem bem esse fenomeno. Um deles é Joseph Schumpeter em ` teoria do desenvolvimento economico`, retrata que capitalismo sempre estava em busca do surgimento de novos empreendedores ou seja inventores extremamente criativos.
Os inovadores, eles usam também em sua otica a chamada `destruição criativa` se referindo a inovação.
No caso há uma preocupação a mais em que a empresa tenha uma estrutura horizontal, onde o funcionário não só exerça sua função mas também tenha compromisso com a inovação.
Num ambiente organizacional a busca para a criação de novos produtos tornam funcionários com características de `insatisfação` essa referida não aceitação do produto criado, tendo a chance de melhorar ou implementar ainda mais. Enquanto uma empresa não inovadora procura `mais e melhor` a empresa inovadora procura o `novo e diferente`, logicamente adequado a uma situação de mercado.
Adequação da empresa a um ambiente inovador
Como é visto que para a adequação do ambiente organizacional à inovação, a mesma tem que ser receptiva a esse fenômeno, está predisposta a ver mudança como uma oportunidade e não como uma ameaça.
Segundo Ansoff (1992) `a resistência a mudança não tem muita a ver como porte da empresa, mas com a mentalidade de seus administradores. A resistência tem em geral, duas origens:sucesso ou medo.
Hiscks (1991) classifica barreiras no ambiente organizacional para criação de idéias são elas:
Percepção resultantes de modo como a mente gerencia os dados recebido;
Visão restrita -tipo túnel.
Falha na utilização eficiente de todos os nossos sentidos.
Emocionais: sentimentos e emoções afetam a capacidade de pensar.
Culturais: influência da empresa e da sociedade no modo de pensar depende do tempo (cumulativa) restringe cada vez mais.
Acreditar que a tradição é melhor que mudança.
Ambientais-afetar no ambiente de trabalho o `pensar