processos e threads
PROCESSOS E THREADS
PROCESSO
Processo é à base de um sistema multiprogramável, pois essa é a função de todo o sistema operacional que é controlar a execução de diversos programas, e para que qualquer programa seja executado sempre deve estar associado a um processo.
Estrutura do processo
O processo é essencial para que os sistemas multiprogramáveis implementem a concorrência de diversos programas e que atendam a múltiplos usuários simultaneamente. Para que uma concorrência entre programas se execute corretamente, é necessário que quando o programa seja interrompido, as informações devem ser todas guardadas para que quando o programa voltar a ser executado não irá faltar nenhuma informação para a conclusão do processamento, essa é a base para qualquer sistema operacional em ambiente multiprogramavel. Em um sistema multiusuário, cada usuário tem seu programa associado a um processo, mas o processador e os demais recursos não estão restritos apenas a um único usuário, pois na verdade todos os recursos estão sendo compartilhado, inclusive o UCP. Neste o caso o processador executa o programa de um usuário por certo tempo, após esse intervalo o processador já estará processando outro programa. Um processo é dividido em três partes:
Contexto de Hardware
Contexto de Software
Espaço de Endereçamento
Contexto de Hardware
O contexto de hardware de um processo serve. Para armazena os dados dos registradores, para que quando um processo estiver em execução, e este for interrompido, o sistema salvara as informações no contexto de hardware. O contexto de hardware é fundamental para os sistemas multiprogramaveis, pois quando os processos se alternam de acordo com a UCP, interrompendo os, logo todos sejam restaurados posteriormente e finalizados.
Contexto de Software
No contexto de software são especificados limites, como o numero máximo de arquivo aberto simultaneamente, prioridade na execução e