Processos sociais Basicos
As interações sociais representam sempre a ação recíproca dos indivíduos em torno de idéias, sentimentos e atos. Logo a base de toda vida social é marcada pela interação e implica sempre em reações e influências, o que permite afirmação ou mudança de comportamento. Como um ser social o indivíduo é produto desta complexa interação. Está sujeito, também, mas não somente, a repetição de comportamento. Tais padrões podem ser encontrados em processos sociais básicos como: acomodação, assimilação, cooperação, conflito e competição.
Suas definições são segundo o Dicionário de Ciências Sociais:
. Acomodação: é o processo de ajustamento social a situações conflitantes através da manutenção da distância social entre os grupos e pessoas que de outra forma poderiam entrar em conflito. É um produto social que acompanha, reduz ou evita conflito.
Significando que a decisão deste é necessária para a manutenção da ordem social, sem implicar, contudo, que sua completa solução seja igualmente satisfatória para os contendores. Podemos entender, então, a organização social, como a soma de acomodações às situações do passado e do presente: todas as heranças, tradições, sentimentos, cultura e técnica. . Assimilação: Significa o processo de se tornar semelhante ou mais semelhante.
Processo pelo qual um grupo, geralmente uma minoria ou grupo imigrante, graças ao contato, é absorvido pela cultura de outro grupo ou grupos. Designa o processo pelo qual um determinado grupo perde os traços culturais de origem e adquirem uma nova cultura, marcando uma interpenetração e fusão pela qual pessoas e grupos adquirem lembranças, sentimentos e atitudes de outras pessoas ou grupos, partilhando de sua experiência e da sua história, integrando-se a eles, numa vida cultural comum. Devemos ter em mente que este processo não conduz necessariamente a um resultado uniforme.
. Cooperação: Denota uma ação comum que visa à realização de metas desejadas por