Processos seci
É um processo de criação de conhecimentos organizacional.Seci significa – Socialização,externalização,combinação e internalização.É uma interação continua e dinâmica entre os conhecimentos tácitos e explícito.
Com base na figura a seguir que demonstra o modelo de SECI
Criado por Nonaka e Takeushi no ano de 1997,em que os 4 modelos convertem e podem ser identificados como:Socialização(do conhecimento tácito para conhecimento tácito);externalização (de conhecimento tácito para conhecimento explícito);Combinação (de conhecimento explícito para conhecimento explícito);internalização ( de conhecimento explícito para conhecimento tácito).Esses processos são vistos de uma forma espiral,que mostra o inicio de um processo de inovação e mudança. * Socialização: é o processo de compartilhamento de experiências, é difícil de ser formalizado em tempo e lugar especifico, e só pode ser adquirido por meio de troca de experiências, convivência direta, como a produção feita entre um mestre e um aprendiz. * Externalização: é o processo que consiste na articulação do conhecimento tácito em explícito, que é o fato de ações que precisam ser entendido pelos outros,sejam essas ações por meio de dialogo ou reflexão coletiva. * Combinação: é o processo de conhecimento explícito no qual os indivíduos trocam,combinam conhecimentos, dentro e fora da empresa,afim de no fim do processo formar um novo conhecimento. * Internalização: é o processo no qual aprendemos fazendo,ocorre por meio de verbalização, diagramação e modelos mentais.E a cada internalização bem -sucedida,o ciclo reinicia, levando ao aperfeiçoamento ou a inovação.
E assim com esses 4 processos de conhecimento podemos ver como funciona o processo de desenvolvimento nas empresas,considerando como um alternativa estratégica na criação,transferência,armazenamento e utilização do