Processos quimicos - industria de etanol
TRATAMENTO DO CALDO antes de ser encaminhado para a produção do alcool,o caldo da moenda passa por diversas etapas de tratamento.primeiro é peneirado para retirar as impurezas mais grosserias,porém não removem as impurezas menores.depois passa por:
Calagem – consiste na adição de leite de cal, a fim de coagular materiais coloidais, auxiliar na precipitação e correção do pH para valores neutros.
Aquecimento – o aquecimento nesta etapa visa principalmente o aumento a eficácia do processo de decantação.
Decantação – Separar o caldo das impurezas sólidas. O caldo vai para o evaporador e o lodo para o filtro.
Filtro – Por vácuo, é retirada uma parcela de sacarose do lodo e o resíduo denomina-se torta. A torta de filtro é utilizada na cultura da cana-de-açúcar.
Evaporador – Retirar a água presente no caldo (contida na cana e adicionada nas fases anteriores do processo), adequando a concentração do caldo para a fermentação.
FERMENTAÇÃO
a fermentação consiste em 4 estagios de dornas.com exceção do primeiro,todos tem agitador mecanico.na fermantação que ocorre a transformação dos açucares em etanol.utiliza-se uma levedura chamada Saccharomyces uvarum.No processo de transformação dos açúcares em etanol há desprendimento de gás carbônico e calor, portanto, é necessário que as dornas sejam fechadas para recuperar o álcool arrastado pelo gás carbônico e o uso de trocadores de calor para manter a temperatura nas condições ideais para as