Processos Psicologicos
Funções mentais que derivam tanto das interações de processos inatos quanto de processos adquiridos, junto a relações do individuo de experiência e vivência com o meio.
São distintos e a partir de sua relação e influência podemos compreender a dinâmica da mente, pois eles interagem e até dependem uns dos outros
Processos estudados neste semestre:
Sensação, percepção, inteligência, atenção, concentração, memória, linguagem, emoção.
O que é a percepção? Qual a diferença entre percepção e sensação?
Como vemos ou percebemos as coisas?
Que fatores influenciam a nossa percepção?
Como se constrói o modo como nos vemos e aos outros?
SENSAÇÃO: resulta do primeiro contato com a realidade, captação pura e simples de um objeto sensorial. É um estado bruto e imediato, cujo papel principal é proporcionar à percepção os dados de que necessita. Realiza-se através dos sentidos
PERCEPÇÃO:A percepção é um processo psicofisiológico através do qual o sujeito organiza e interpreta os estímulos do meio que foram captados através dos órgãos dos sentidos (sensação), permitindo-nos identificar os objetos e acontecimentos significativos.
Quantos são os nossos sentidos?
Cinco, certo?
Na verdade, não. São onze: visão, audição, paladar, olfato, sentido vestibular (do equilíbrio), sentido cinestésico (do movimento).
E mais cinco que antigamente se agrupavam dentro da designação de tato: contato físico, pressão profunda, calor, frio e dor.
Qual a função dos nossos sentidos?
Os nossos sentidos detectam estímulos, transformam-os em impulsos eletroquímicos e transmitem informações sensoriais ao sistema nervoso central.
A visão é a percepção de raios luminosos pelo sistema visual. Esta é a forma de percepção mais estudada pela psicologia da percepção. A maioria dos princípios gerais da percepção foram desenvolvidos a partir de teorias especificamente elaboradas para a percepção visual.
Percepção auditiva
A audição é a percepção de sons pelos ouvidos. A psicologia, a