Processos para obtenção de soluções
Resumo
Este relatório contém as práticas realizadas para preparação de soluções aquosas de NaOH, HCl, NH4Cl, glicose e sacarose. Para dissolver o NaOH observamos propriedade deliqüescente, e na diluição do HCl propriedade volátil, com absorção de calor nos dois casos. A glicose apresentou processo endotérmico, a sacarose processo exotérmico e o NH4Cl caracterizou-se por possuir grande solubilização.
Introdução
Quando misturamos uniformemente duas espécies químicas, obtemos uma dispersão. A substância química presente em maior quantidade é chamada dispersante ( solvente ) e a substância presente em menor quantidade é o disperso ( soluto ). Uma dispersão é chamada de solução quando o disperso possuir um diâmetro inferior a 10 ängstron (Å) onde 1 Å corresponde a 10-8 cm.
A concentração de uma solução é definida como a relação entre a quantidade de soluto e a quantidade de solvente existentes. Existem algumas fórmulas matemáticas que nos permitem encontrar a molaridade a partir da proporção entre o número de mols do soluto e o volume total da solução ( M = n1/ V(L) ), a percentagem da quantidade da massa do soluto em relação a massa total da solução ( σ = m1/ m x 100% ) e a fração molar do número de mols presente no soluto( X1= n1/n ) ou do solvente ( X2 = n2/n ) em relação ao número de mols da solução.
Um conceito muito importante para a contemplação dos nossos estudos sobre soluções também compreende a variação de entalpia, que consiste em um conjunto de energias envolvidas no sistema que provoca liberação ou absorção de calor à pressão constante. A prática da experiência nos possibilitará o estudo da entalpia de