Processos orçamentarios contabeis
PROCESSOS ORÇAMENTÁRIOS CONTÁBEIS
BALANÇO PATRIMONIAL
Balanço Patrimonial
Definição
O balanço patrimonial é a demonstração contábil destinada a evidenciar, quantitativa e qualitativamente, numa determinada data, a posição patrimonial e financeira da Entidade.
A principal função do balanço patrimonial é fornecer um quadro preciso da contabilidade e situação financeira da empresa em um certo período, geralmente de um ano.
Estrutura
Grupos.
O balanço patrimonial é dividido em três grupos principais: Ativo, Passivo e Patrimônio Líquido.
- O ativo compreende as aplicações de recursos representadas por bens e direitos;
- O passivo compreende as origens de recursos representadas por obrigações;
- O Patrimônio Líquido compreende os recursos próprios da Entidade, ou seja, a diferença a maior do ativo sobre o passivo. Na hipótese do passivo superar o ativo, a diferença denomina-se "Passivo a Descoberto".
Subgrupos
Ativo
Circulante - Dinheiro em caixa ou em bancos; bens, direitos e valores a receber no prazo máximo de um ano, ou seja realizável a curto prazo, (duplicatas, estoques de mercadorias produzidas, etc); aplicações de recursos em despesas do exercício seguinte.
Não Circulante - São incluídos neste grupo todos os bens de permanência duradoura, destinados ao funcionamento normal da sociedade e do seu empreendimento, assim como os direitos exercidos com essa finalidade. O Ativo Não Circulante será composto dos seguintes subgrupos: Ativo Realizável a Longo Prazo, Investimentos,
Imobilizado e Intangível
Realizável a Longo Prazo - Direitos realizáveis após o término do exercício subsequente; direitos derivados de vendas, adiantamentos ou empréstimos a sociedades coligadas ou controladas, acionistas, diretores ou participantes no lucro (não constituem negócios usuais).
Investimentos - Recursos aplicados em participações em outras sociedades e em direitos de qualquer natureza que não se destinam à manutenção da atividade da