Processos organizacionais
DISCIPLINA: PROCESSOR ORGANIZACIONAIS
RESPONSÁVEL PELA DISCIPLINA: PROF. MS. SYNESIO C. FILHO
ESTRUTURAS ORGANIZACIONAIS
Qualquer empresa possui dois tipos de estrutura: a formal e a informal Estrutura formal, objeto de grande parte de estudo das organizações empresariais, é aquela deliberadamente planejada e formalmente representada, em alguns de seus aspectos, por organograma.
Estrutura informal é a rede de relações sociais e pessoais que não é estabelecida ou requerida pela estrutura formal. Surge da interação social das pessoas, o que significa que se desenvolve, espontaneamente, quando as pessoas se reúnem. Portanto apresenta relações que, usualmente, não aparecem no organograma.
A abordagem na estrutura informal está nas pessoas e em suas relações, enquanto a estrutura formal dá ênfase a posições em termos de autoridade e responsabilidades.
1. Centralização e Descentralização Na Teoria Clássica de Fayol presenciamos uma ênfase na estrutura linear com destaque na centralização (as decisões são tomadas pelos escalões superiores), enquanto que Taylor na sua colocação de supervisão funcional (cada especialista tinha autoridade sobre a execução - controle de qualidade, tempos e métodos, planejamento da produção, etc) mostrava uma descentralização (onde as decisões são tomadas por escalões hierárquicos menores). As organizações mais modernas que apresentam um modelo de autoridade de linha com staff, onde a assessoria ou staff age através de autoridade de linha em variados graus de intensidade, representou campo fértil para análises da abordagem Neoclássica, procurando criar princípios e fatores que indicassem o modelo mais adequado para cada caso.
ORGANIZAÇÃO CENTRALIZADA
ORGANIZAÇÃO DESCENTRALIZADA
No organograma acima, o quadro escuro indica a autoridade de decisão.
A Teoria Neoclássica procurou não se restringir a defender uma ou outra mas sim em