Processos organizacionais
- A gestão das organizações
Poucos identificam isso facilmente, mas o núcleo de toda e qualquer estratégia, nada mais é do que um processo ocorrido dentro da organização. Tendo isto em mente, para iniciar a explicação sobre este módulo, faremos uma pequena explicação sobre a conexão existente entre estes dois temas. * Estratégia:
Para traçar a estratégia a ser seguida por sua empresa, um administrador deve estar sempre atento ao ambiente em que o mercado está inserido, mantendo-se sempre à par das transformações que ocorrem nas variáveis ambientais que podem lhe afetar. Como aprendemos na Teoria Básica da Administração, os fatores aos quais um administrador deve estar atento se subdividem em dois grupos, sendo eles: Fatores Macroambientais e Ambiente Competitivo. Os fatores que nos interessam aqui são os de Macroambiente, ou seja: Política, Economia, Tecnologia, Clientes, Valores Culturais.
Sempre que uma destas variáveis é alterada, a empresa sofre um tipo de impacto que obriga o administrador a realizar uma avaliação sobre as ameaças e oportunidades que irão decorrer desta mudança. É somente após esta avaliação do impacto da mudança nas atividades da empresa que o administrador deve, rapidamente, tomar uma decisão e então formular as estratégias a serem seguidas por meio de processos organizacionais.
Como é de conhecimento de todos, é a partir destas estratégias traçadas que a organização irá se orientar no mercado e delimitar sua atuação em relação aos seus concorrentes. * Processos Organizacionais:
Os processos, segundo Gomes (2006), “... correspondem a um conjunto de recursos e atividades inter-relacionados que recebe insumos e transformados, de acordo com uma lógica pré-estabelecida e com agregação de valor, em produtos-serviços, para responderem às necessidades dos clientes”.
Em linhas gerais, os processos, de fato, se direcionam a operacionalização das estratégias estabelecidas pelos administradores, mas correspondem também à base