Processos organizacionais na Petrobras
Análise dos processos organizacionais na Petrobras Trabalho apresentado para a disciplina de Processos Administrativos, ministrada pelo Prof.º Americo da Costa Ramos Filho
Filipe Gomes da Silva Marcello Almeida Fonseca Henrique Aragão Sérgio Carvalho Jr.
A PETROBRAS
Breve história do surgimento da PETROBRAS
A indústria de petróleo iniciou suas atividades comerciais ainda no século XIX e rapidamente surgiram diversas companhias petrolíferas. No Brasil o petróleo foi descoberto no ano de 1930 na região de Lobato, BA. De acordo com Dias (1993), mas mesmo antes dessa descoberta já havia sido criado o Conselho Nacional de Petróleo (CNP) sendo decretada a propriedade estatal sobre as jazidas de petróleo e parques de refino. Durante a década de 50 esse processo de nacionalização se desenvolveu e consolidou-se mediante o movimento “O petróleo é nosso”.
A PETROBRAS foi criada em 3 de outubro de 1953, através da Lei 2.004, dando inicio de suas atividades por meio de um acervo recebido do antigo Conselho Nacional do Petróleo (CNP). Vale frisar que a PETROBRAS nasce sobre uma bandeira nacionalista.
Em 1974, é realizada a descoberta de óleo na Bacia de Campos, que posteriormente se tornou a maior área petrolífera do país, e onde foi aplicada tecnologia de ponta, em termos internacionais, de exploração e produção em águas profundas.
Os campos de Garoupa, Namorado, Anchova, Pampo e Badejo entram em atividade em 1981, somando um total de 54% da produção marítima do Pais.
No art 177 da Constituição Federal de 1988 é garantido o monopólio da União sobre pesquisa e lavra de jazidas de hidrocarbonetos fluidos; o refino de petróleo nacional ou estrangeiro; a importação e exportação de petróleo e seus derivados básicos; assim como o transporte marítimo e por dutos de petróleo e seus derivados, sendo