Processos industriais
.............................................................................................................................................................................
Respostas
.............................................................................................................
Arquitetura Básica do PLC
3.1. CPU- Unidade central de processamento
A cpu de um plc compreende os elementos que formam a ' inteligência' do sistema: o processador eo sistema de memória , além dos circuitos auxiliares de controle O processador interage continuamente com o sistema de memória por meio do programa de execução (desenvolvido pelo fabricante), interpreta e executa o programa de aplicação (desenvolvido pelo usuário), e gerencia todo o sistema. Os circuitos auxiliares de controle atuam sobre os barramentos de dados (data bus) de endereços (address bus) e de controle (control bus) conforme solicitado pelo processador, de forma similar a um sistema convencional baseado em microprocessador.
3.1.1 - Processador
O desenvolvimento tecnológico de um PLC depende principalmente do processador utilizado, que pode ser desde um microprocessador controlador convencional 80286, 80386, 8051, até um processador dedicado - dsp (Processador Digital De Sinais)
Atualmente os Processadores utilizados em plc's são dotados de alta capacidade computacional. Há cpus que possuem processamento paralelo. Algumas famílias de plcs possuem módulos coprocessadores, que auxiliam o processador da cpu na execução de funções especificas (operações complexas)
Independente de sua tecnologia o processador é responsável pelo gerenciamento total do sistema, controlando os barramentos de endereços, de dados e de controle. Pode operar com registros e palavras de instrução, ou de dados, de diferentes tamanhos (8,16 ou 32 bits), determinado pelo tamanho de seu