Processos industriais
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM Mecatronica Industrial
1 º MÓDULO
Aluno: Tiago Soares Lino de Souza
Professor: Gilson Sampaio
Processos industriais
Belo Horizonte/MG 10/10/2012 1ºsemestre / 2012 2.Introdução
Definir o que é um processo contínuo Apresentar quais os processos contínuos existentes Justificar porque estes processos são contínuos
3. Desenvolvimento
3.1 Descrever à tecnologia de funcionamento
3.1.1 Celulose
3.1.2 Papel
3.1.3 Petróleo
3.1.4 Siderurgia
3.2 Citar alguns Epi`s utilizados nestes processos
3.3 Analisar impacto ambiental destes processos
4. Conclusão
4.1 A organização
2.1 Definir o que é um processo contínuo
É visto como um método usado em industrias e fábricas a fim de garantir maior quantidade fabricada de um determinado produto durante o menor espaço de tempo possível.
Um processo contínuo é coerente,constante e interrupto, em contraste com o processamento em lote. A maioria dos fabricantes geralmente usa o processo contínuo de fabricação de produtos químicos, bem como no processo de refinação de petróleo bruto.
Aqueles cujo o processo envolve de maneira mais significativa variáveis contínuas no tempo. A produção é medida em toneladas ou em metros cúbicos e o processo produtivo, manipula fluidos.
2.2 Processos contínuos existentes São industrias petrolíferas,químicas,petroquímicas,papel e celulose, alimentícia,cimenteira,metalúrgica,tratamento de água,geração de energia entre outras.
2.3 Porque estes processos são contínuos? Com o fluxo de produção os produtos se enquadram no nível de qualidade e forma confiável, enquanto o processo de fabricação e os ingredientes são inalterados. O processo de produção contínua diminui os custos de produção eliminando o tempo de inatividade.
Bibliografia: Ferro, JR 1989 inovações organizacionais em industrias de processos contínuos.
3.1.1 Celulose
A industria de papel e