Processos gerencias
Neste capítulo são apresentados e discutidos os principais conceitos a serem considerados em relação à administração das organizações. A primeira seção se inicia com uma breve discussão sobre a definição de "organização". Em seguida, são abordados os condicionantes atuais: as mudanças de paradigmas, a maior complexidade do ambiente organizacional, e a necessidade de sistemas administrativos mais flexíveis e velozes.
Posteriormente, são apresentados o conceito de "administração" e seus dois principais estilos: a burocracia e a adhocracia. Além disso, o conteúdo deste capítulo proporciona uma noção de algumas das técnicas de gerenciamento que foram ou estão sendo utilizadas. Entre elas: as teorias clássicas da administração, a administração por objetivos e o gerenciamento pelas diretrizes.
Para finalizar, neste capítulo, são apresentados o conceito e o processo de administração estratégica, assim como a gestão estratégica do conhecimento. Estas informações servirão como base para melhor compreensão dos próximos capítulos. 1.2. HISTÓRICO DAS ORGANIZAÇÕES
De acordo com o dicionário, "organização" pode ser definida como sendo: "Modo pelo qual as partes que compõe um ser vivo estão dispostas para cumprir certas funções" [LAROUSSE,1980:606]. Ao deslocarmos este conceito para as organizações, percebemos a incrível semelhança entre ambas. Ocorre que nas organizações, os indivíduos agem de forma estruturada para buscar alcançar a meta maior da organização: a sua sobrevivência.
É de nosso conhecimento que o homem é um ser social, e portanto, existe a necessidade de socialização. Além disso, o ser humano possui suas limitações, e para garantir o cumprimento dos objetivos, os indivíduos são forçados a cooperarem entre si. Dessa interação do homem com outros indivíduos, surgem as organizações.
A organização não se encontra isolada, e tampouco é auto suficiente. Existe ao seu redor todo um contexto no qual ela