Processos gerencias
ETAPA 1
Conceituação de Planejamento
Uma ferramenta administrativa, que possibilita perceber a realidade, avaliar os caminhos, construir um referencial futuro, estruturando os meios mais adequados a ser direcionado e reavaliar todo o processo a que o planejamento se destina.
É um dos indicadores de que a empresa está sendo direcionada com propósitos que lhe permita se organizar utilizando- se de informações precisas de cenários e tendências de mercado, assim tendo fundamentos preciosos que contribuam para que a elaboração de um plano de ação atenda os anseios e as expectativas da empresa e para o próprio mercado.
È a elaboração de um plano de ação, onde se explora um maior número de informações possíveis, para que ele possa incorporar todas as fases, partes que compõem um projeto. Ele deve ser de preferência flexível e elástico, permitindo assim os possíveis ajustes em função das mudanças que ocorrem no mercado. É acima de tudo um facilitador.
Deve ser elaborado com um maior número possível de informações, tornando-se assim complemento. Além do mais, deve agregar reivindicações, experiências e conhecimento, de forma que seja prática sua implantação.
A parte estratégica do planejamento têm a ver com a busca de alternativas que possibilitem a as empresas melhorarem seus faturamentos organizacionais, em um processo constante de inovação e modernização.
É necessário identificar os setores que exigiram maciços investimentos e proporcionam o retorno esperado em termos de custos, através do melhor aproveitamento dos recursos materiais e humanos disponíveis, num processo que priorize a formação de mão de obra especializada, que atenda as exigências e as necessidades de mercado, assim , todo o processo educacional permitirá que a principal estratégia do planejamento seja a formação continua de mão de obra especializada.
Uma das funções do planejamento é mostrar as diretrizes a serem seguidas pelas empresas, inclusive com a concepção de