Processos gerenciais
Conceitos
Muitas pessoas se perguntam: por que planejar?
É muito importante planejar sim. O planejamento é preciso para que nós possamos nos guiar, elaborar projetos diferentes e motivadores e não seguir o mesmo mecanismo de sempre.
A nossa vida não é nada sem planejamento, já levantamos planejando o nosso dia, por isso que é preciso planejar muito.
O planejamento é o instrumento básico de todo o processo, que nos pode indicar a direção a seguir.
Falar de planejamento é falar de algo bastante abrangente, que deve envolver toda a organização. Devido a esta abrangência, o planejamento pode ser classificado em tipos distintos, de acordo com sua utilidade. O plano pode ser de curto ou de longo prazo, pode envolver toda a empresa ou apenas uma tarefa, pode ser genérico ou detalhado.
Nível Estratégico
Em primeiro lugar, existem os planos Estratégicos, envolvem a visão global de toda a empresa, possui um conteúdo genérico e bastante sumarizado e são de longo prazo, geralmente um horizonte de 5 anos ou mais. Este tipo de plano é elaborado pela alta administração ou pelos empreendedores e proporciona aos demais gerentes um senso de direção para o futuro da organização.
Os planos estratégicos dizem respeito à adaptação da empresa às mudanças que ocorrem no ambiente, muito mais sujeito à incertezas, o que leva as decisões a serem baseadas em julgamentos e não em dados concretos. A visão global deste plano faz com que exista uma unidade em torno de objetivos de longo prazo comuns a todas as divisões, independentemente de quão autônomas elas sejam. No geral, o plano estratégico tenta responder questões do tipo: Porque a empresa existe, o que ela faz e como faz. Leva em consideração as competências organizacionais e os desafios que pretende atingir no longo prazo. O processo de concepção do plano Estratégico dá origem e/ou valida a missão, a visão, os valores, as crenças e princípios da organização.
Nível Tático