Processos gerenciais
A competitividade tem exigido das empresas a busca contínua em aprimorar a qualidade em todos os processos e atividades que executam, buscando obter a aceitação dos seus produtos e/ou serviços e alcançar não apenas a permanência no mercado que atuam, mas também, outros objetivos desejados, Alguns dos aspectos que impactam fortemente a obtenção desses objetivos são aqueles que dizem respeito à análise dos custos e suas influências nas decisões que impactam a formação do preço de venda.
Este trabalho trata dos objetivos e atribuições da gestão de custos , levando em conta seus fatores e implicações.
ETAPA 1
A gestão de custos
A gestão de custos é componente muito importante no planejamento financeiro da empresa o controle e a gestão de custos são as ferramentas que conduzem a administração da empresa a acompanhar as diretrizes de mudanças e a rever, quando necessário, as metas já estabelecidas. Torna possível a visualização com antecedência das possibilidades de investimento, o grau de endividamento e o montante de dinheiro que considere necessário manter em caixa, visando seu crescimento e sua rentabilidade.
Os gastos de uma empresa industrial por exemplo compreende os custos que são gastos relacionados com bens e serviços e que estão ligados a forma de custo dos produtos vendidos e as despesas que são os gastos com o exercício das funções empresariais e que podem ser debitadas as contas no período em que são pagas ou incorridas . Abrange também as aplicações em investimentos e também tem que estar preparada para desembolsar para desperdícios e perdas.
Como componentes básicos dos custos temos a matéria prima que é parte essencial do produto oferecido a venda,a mão de obra que é a execução do produto e o custo indireto de fabricação que são todos os outros custos industriais.
Para atender ao processo de custeio três contas básicas de estoque devem ser incluídas: - A de matéria prima, produtos em processo de fabricação e a de