Processos gerenciais
PROCESSO ADMINISTRATIVO:
As funções administrativas – teoria e prática
Brasília-DF 24 setembro de 2012
EUDISMAR RIBEIRO GALVÃO RA: 351069
CAROLINA GEANE DE SOUZA SOARES SANTOS RA: 378522
WAGNER PINTO DE ALENCAR RA: 349377
LUCAS TELES LEITE MORAES: 380733
INTRODUÇÃO
Para entender o processo administrativo como um todo é necessário explicar com as (várias) funções administrativas são desenvolvidas ou se desenvolvem nas organizações. Quando integradas, as funções administrativas formam o ciclo administrativo quais sejam o planejamento, a direção, a organização e o controle que são quatro funções do administrador.
Portanto abordaremos neste trabalho a importância dos atos de planejar, organizar, dirigir e controlar, pois tais funções são mais do que uma sequencia cíclica, estão intimamente relacionadas em uma interação dinâmica. Cabendo ao administrador a tomada de decisões estratégicas e o planejamento do futuro de sua organização.
PLANEJAMENTO
DEFINIÇÃO: É uma função administrativa e refere-se á maneira pela qual uma organização pretende aplicar os recursos e as tarefas necessárias para alcançar os objetivos propostos. O primeiro passo consiste na definição dos objetivos, envolvendo a organização como uma totalidade, pois os objetivos são resultados específicos que se pretende atingir e são estabelecidos conforme a missão da organização, com isso são desenvolvidos programas, onde o administrador considera sua viabilidade e aceitação pelos gerentes e funcionários da organização.
Planejamento significa visualizar o futuro e saber aonde quer chegar e o que deverá ser feito, pois a elaboração de bons planos ajudam as pessoas a fazerem hoje as ações necessárias para qualquer tipo de organização ou atividade. O planejamento é a função inicial da administração; é onde identificamos os recursos necessários, as tarefas a serem executadas, as ações a serem tomadas e o tempo a ser seguido, logo um plano é uma colocação ordenada daquilo que é