PROCESSOS GERENCIAIS
Interface
Interface é uma palavra utilizada para descrever a área de contato entre uma empresa e seu ambiente.
O ambiente de tarefa da empresa é constituído de quatro setores principais:
1. Consumidores ou usuários dos produtos ou serviços da empresa (clientes da empresa).
2. Fornecedores de recursos, isto é, os fornecedores de capital e dinheiro (o mercado de capitais tratado pela área financeira), de materiais (o mercado de fornecedores tratado pela área de suprimentos e compras), de pessoal (o mercado de recursos humanos tratado pela área de RH), de equipamentos ou serviços (composto de empresas prestadoras de serviços, como propaganda, contabilidade, processamento de dados etc), e de espaço de trabalho (imobiliárias ou aluguéis). Este setor é o mercado de suprimento de entradas e insumos necessários às operações da empresa.
3. Concorrentes: tanto para mercados (clientes, consumidores ou usuários) quanto para recursos (materiais, humanos, financeiros, tecnológicos, entre outros).
4. Grupos reguladores: ou agências reguladoras, incluindo governo, sindicatos, associações entre empresas, associações de classe, ONGs (organizações não-governamentais) e outros órgãos.
Logo, o ambiente apresenta continuamente uma série de restrições, coações, contingências, problemas, ameaças e oportunidades às empresas.
Quais são as diferenças entre tais influências ambientais?
1. Restrição: é uma limitação causada pelo ambiente, que reduz o grau de liberdade da empresa. É o caso do salário mínimo, do tabelamento de preços pelo governo ou do racionamento de certos recursos