Processos Gerenciais
INTRODUÇÃO
Nada é totalmente livre e ninguém é totalmente autônomo. Tudo precisa ser devidamente regulado para não ultrapassar certos limites. Em todas as circunstâncias de nossas vidas estamos sujeitos a alguma forma de controle. A palavra controle é utilizada com vários e diferentes significados, a saber (Hellriegel e Slocum Jr.,I974):
CONCEITO DE CONTROLE
Controle é a função administrativa que consiste em medir e corrigir o desempenho da empresa, das pessoas e dos recursos para assegurar que os objetivos da empresa sejam plenamente atingidos. A tarefa do controle é verificar se tudo está sendo realizado em conformidade com o que foi planejado e organizado, de acordo com as instruções dadas, para identificar possíveis erros ou desvios a fim de corrigi-los em tempo hábil e evitar a sua repetição.
O controle constitui a função administrativa que se desenvolve durante ou após a execução dos trabalhos. Na realidade, o controle acompanha todas as etapas do processo administrativo, desde o planejamento, organização e direção. Quase que simultaneamente o administrador planeja, organiza e dirige, mas sempre utilizando o controle como garantia de que tudo esteja correndo bem. Pro meio do controle o administrador completa o ciclo integral do seu trabalho.
DEFINIÇÕES DE CONTROLE:
Controle é a tarefa de assegurar que as atividades estão promovendo os resultados desejados. Significa definir um alvo, medir o desempenho e tomar as ações corretivas quando necessárias;
Controle é fazer algo acontecer da maneira como foi planejado para acontecer;
Controle é o esforço sistemático da administração para comparar desempenho com determinados padrões, planos ou objetivos e determinar se o desempenho está em linha com aqueles padrões e então, tomar alguma ação remedial requerida para garantir que os recursos humanos e outros recursos corporativos estão sendo utilizados de maneira eficiente e eficaz para o alcance dos