Processos gerenciais
Introdução
Nos dias atuais as turbulências que passam as empresas são tão acentuadas e aceleradas que o ambiente organizacional é descrito como inconstante e, neste, a grande função do planejamento é promover o equilíbrio entre a visão de futuro da organização e sua posição no presente. No contexto organizacional, este corresponde à capacidade de trabalhar, contínua e sistematicamente, ajustando a organização às condições ambientais em mutação, tendo em mente a visão de futuro e a perpetuidade organizacional.
Através do planejamento, os gestores definem a tomada de decisões por meio de um processo analítico, concentrado em variáveis empresariais, econômicas e tecnológicas; enquanto a administração se preocupa com novos mercados, novos produtos e ou novas tecnologias, favorecendo o processo de ação empresarial.
Processos Administrativos: funções administrativas – teoria e prática
Função Planejamento
O Planejamento é uma ferramenta administrativa pela qual o administrador define estratégias, efetua diagnóstico de situações, dimensiona recursos, planeja sua aplicação, resolve problemas, gera inovação e competitividade, a fim de saber onde e como a organização vai estar no futuro.
O planejamento, na visão de Idalberto Chiavenato, é uma função administrativa que determinam antecipadamente quais são os objetivos a serem atingidos e como se deve fazer para alcançá-los da melhor maneira possível.
Segundo Peter Drucker, planejamento consiste em preparar-se para o inevitável, prevenindo o indesejável e controlando o que for controlável.
Já Fayol defende planejamento como uma tarefa a traçar as linhas gerais das coisas que devem ser feitas e dos métodos de fazê-las, a fim de atingir os objetivos da empresa.
Em resumo, o tempo dedicado ao planejamento é vital para evitar problemas na fase de execução. O objetivo central do planejamento é minimizar a necessidade de revisões durante a execução. Roberto Shinyashiki, diz que as pessoas