Processos gerenciais
O objetivo deste trabalho é conhecer o conceito de estratégia, bem como a importância desta função administrativa para as organizações na realização de objetivos e metas, o desdobramento dos níveis de processo produtivos e suas definições. Quanto a Organização, apresentaremos a sua importância dentro do processo administrativo, à tomada de decisões, pois é através dela que são definidas as responsabilidades, baseadas no planejamento proposto e a missão estabelecida, conforme a estrutura da empresa.
Etapa 1
Planejamento da Ação Empresarial
1.1. Relatório de Planejamento
O planejamento é uma das principais funções do Administrador, dentro do Processo Administrativo à partir do momento que se deseja obter sucesso empresarial.
O bom Administrador deve ter o espírito empreendedor, que consegue ver o que a maioria das pessoas não enxerga, ele vai além, ele planeja e toma decisões que podem transformar o mundo, buscando sempre alternativas, utilizando-se também de uma visão sistêmica do todo.
São necessários profissionais capazes de desenvolver habilidades essenciais, pois será através de suas decisões que a organização alcançará os objetivos, caso contrário, o administrador poderá colocar em risco o futuro da organização. Portanto, planejamento, como a própria palavra nos diz, é planejar o futuro da empresa, trançando o objetivo a alcançar com tempo definido.
O planejamento estratégico é um conjunto de ações, que afetam toda a empresa por períodos de tempo, por escalas de hierarquias, ou seja:
- Nível Institucional: é o que define o plano estratégico, dos quais fazem parte o alto escalão da organização. São os responsáveis em trançar objetivos e planos da empresa e tomam as decisões quanto às questões de longo prazo (1,5 ou 10 anos).
- Nível Intermediário: é o plano tático, dos quais fazem parte a Coordenação, Gerência, Gestores, Supervisores. Estes traçam o conjunto de ações, que devem ser executadas de forma