processos gerenciais
Processos Gerenciais
TECNOLOGIA EM LOGISTICA
Dourados – MS
VISÕES DE PLANEJAMENTO
Por Idalberto Chiavenato,
De acordo com Idalberto Chiavenato o Planejamento se constitui como a primeira função dentro do processo administrativo, antes de se executar qualquer função é preciso determinar os objetivos a serem alcançados.
Em tese nota-se que Chiavenato dá ênfase no processo em si, ou seja, em sua aplicação em seu desenvolvimento, em resumo de sua aplicação. Já Roberto Shinyashiki, define Planejamento como visão do futuro, ver o que os outros não veem ver além do horizonte com a finalidade de se trabalhar no individuo a competência, estando sempre atento as oportunidades, e aprimorando sua criatividade imaginando produtos, serviços, métodos com a finalidade de melhorar a vida no ambiente de trabalho das empresas.
Observando Shinyashiki vemos a ênfase no individuo como empreendedor, funcionário, cliente, buscando através da “Visão” (Planejamento), a melhoria no ambiente de trabalho, e na forma de se trabalhar.
Contudo, Paulo Barreto dos Santos, aborda o Planejamento pelo ponto de vista do empreendedor, daquele que se prepara para poder enfrentar o temível universo dos negócios no mundo globalizado, do homem com multi-conchecimentos e atento às mudanças que cada vez se torna mais e mais rápidas na era digital.
Nota-se a preocupação com a capacitação do individuo como empreendedor, em um mundo completamente diferente de dez ou vinte anos atrás, no desafio em conciliar concepções e formulas em um mundo cada vez mais dinâmico.
TIPOLOGIAS DE PLANEJAMENTO
Planejamento se define em três tipos diferentes de Planejamento, ou seja:
Planejamento Estratégico: que é definido pelo Nível Institucional (Empreendedores, Acionistas, etc.), tem três características principais, que são, a projeção de longo prazo, relação da empresa com seu ambiente de atuação, e definição de objetivos a serem alcançados.